quarta-feira, 28 de julho de 2010

Teste para verificar como está seu sono

casal-rede-praia-436

No site "Saúde em Movimento", onde se encontram ótimas ferramentas para professores de Educação Física e pessoas que gostam de ler assuntos relacionados a qualidade de vida, este possui na sessão de serviços, testes, um destes testes avalia o sono. O teste verifica se existe débito de sono. Resultados foram separados em Sono normal, Débito de sono leve, Débito moderado, Débito grave. Junto com o teste o site mostra dez dicas de como melhorar o sono. O sono está diretamente relacionado com a sua disposição para realizar as atividades cotidianas, o corpo se exercitando ou trabalhando cansado está propenso a acontecerem lesões, devido à sobrecarga nas articulações "cansadas". Então, fique atento as dicas de como melhorar o seu sono e garanta uma boa saúde.
 
 
 
 
Dez dicas para você melhorar seu sono:
Procure dormir sempre nos mesmos horários para disciplinar seu relógio interno.
Evite bebidas alcoólicas à noite. No início, elas ajudam adormecer, mas depois estimulam o cérebro e deixam o sono mais leve. Assim, a pessoa não descansa de forma apropriada.
Não tome café, chá preto e mate até sete horas antes de se deitar. Essas bebidas contém cafeína, substância estimulante do cérebro que pode permanecer no sangue por oito horas.
Controle a vontade de fumar antes de repousar e evite fumar caso perca o sono no meio da noite. A nicotina estimula a atividade dos neurônios.
Não coma alimento gordurosos, pois eles dificultam a digestão.
Evite fazer exercício num período de duas a três horas antes de dormir. A atividade física intensa, mesmo sendo aeróbia, cansa e aumenta a temperatura do corpo, dificultando o repouso. Prefira atividades relaxantes ou de menor intensidade.
Não tente resolver problemas quando estiver na cama.
Para ler, prefira textos que exijam pouca atenção e sem relação com a sua atividade profissional.
Nunca tome remédio por conta própria. Muitos deles causam dependência e só devem ser usados com indicações médicas.
O ambiente do quarto precisa ser silencioso e tranqüilo. Música, só calma e em volume baixo. Também evite o frio ou calor excessivo, televisão ou luzes, porque mantém o estado de alerta.
 
Fonte:
 
Juliana Soares Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário