sábado, 20 de novembro de 2010

Compreendendo o Stress




O termo stress ou estresse possui alguns conceitos, entretanto, na Educação Física o conceito de stress é a maneira como o organismo responde a qualquer estímulo suficientemente forte para a quebra da homeostase.
Considere a homeostase como sendo um estado de equilíbrio do meio interno do organismo em relação ao meio-ambiente. Independentemente da natureza do estímulo – bom, ruim, real ou imaginário – o stress imposto é capaz de romper o estado de homeostase, gerando uma desarmonia interna. Uma vez quebrado o estado de equilíbrio interno, o organismo, tentará recuperar seu estado anterior (homeostase dinâmica) através de alterações nervosas e bioquímicas.

O stress é um processo bio-psico-social que pode ser classificado como sendo: agudo ou crônico e físico ou psicossocial. A seguir falaremos rapidamente sobre cada um dos itens descritos a cima.

Stress Agudo: neste caso, o agente estressante atua de forma pontual. Um susto ou a felicidade de reencontrar alguém são exemplos de stress agudo.

Stress Crônico: caso uma pessoa seja imposta de forma contínua ou repetitiva a um stress agudo, o mesmo torna-se crônico. Esta forma de estímulo deve ser evitada (sempre que possível), visto que, o stress crônico pode prejudicar a saúde. Os engarrafamentos diários nas grandes cidades, no trajeto de casa-trabalho e trabalho-casa, é um exemplo de stress crônico.

Stress Físico: estes são estresses impostos pelo meio ambiente que podem ser: luz, calor, frio, lesões corporais e exercícios físicos.

Stress Psicossocial: nesta categoria consideramos os estímulos, bons ou ruins, psicológicos e sociais que podem alterar o curso de nossa vida. São exemplos de stress psicossociais: casar, morte de um ente querido, problemas financeiros e realização de provas.
 

Diego Crespo Drago
Drago Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário