terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Treinamento Funcional. “A bola da vez”


A revista Veja usou este título para começar a sua reportagem, muito se tem falado, esta é uma prática que está em moda nas academias, porém é uma modalidade que sempre existiu. Desde a Grécia Antiga, onde este tipo de treinamento foi utilizado nos Jogos Olímpicos, gregos desenvolveram equipamentos e técnicas específicas para alcançarem melhores resultados. Saiba um pouco mais sobre a História e as Valências Físicas do Treinamento Funcional clicando aqui no site da Wikipédia.
Este tipo de treinamento trabalha a maioria dos músculos em um só movimento, também chamado de Treinamento de Core, Core Training. Músculos que basicamente compõem o Core são os do abdomen. Exercícios que são muito importantes para proteção da região lombar e como os outros exercícios resistidos (Musculação, Pilates) previnem lesões, flacidez e celulite.
Exercícios são realizados em deslocamento, isometria, de equilíbrio.
Composto por exercícios aeróbios e anaeróbios, de Pliometria, proprioceptivos (exercícios que estimulam o senso de consciência corporal e posição), de equilíbrio (treino de equilíbrio: Influencia input proprioceptivo, tempo de reação e força muscular), de alongamentos, educativos, corretivos, de velocidade, de explosão, de coordenação, de potência, mobilidade entre outros
Material utilizados são bolas suiças de diversos tamanhos, medicine balls, elásticos, halteres, mini-trampolim (cama elástica), materiais como o bozu ou balance trainer, entre outros
Vídeos de Treinamento Funcional:
Saiba um pouco mais de Treinamento Funcional, como chegou ao Brasil, qual o gasto calórico comparado com a musculação, fotos de como são realizados os exercícios, entre outras curiosidades clicando no site da Veja.
Juliana Soares Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário