
O site da Abril apresentou um artigo sobre alimentação versus TPM, poucas mudanças na alimentação durante o Ciclo Menstrual podem amenizar a TPM. Confira:
De acordo com a ginecologista Mara Diegoli, do Hospital das Clínicas da FMUSP, ao preparar seu cardápio é essencial incluir os alimentos capazes de controlar os sintomas da tensão pré-menstrual. Isso porque, apesar dos sintomas variados como irritabilidade, cansaço, dor de cabeça e inchaço, apenas 8% das mulheres precisam usar medicamentos contra a TPM.
Na maioria dos casos, mudanças simples na alimentação bastam para colocar as emoções e o organismo nos trilhos. Confira as indicações da médica e livre-se do mal-estar que pode começar até quinze dias antes da menstruação.
Segundo a ginecologista, o chocolate costuma diminuir a irritabilidade e a ansiedade da mulher. Entretanto, quando ingerido em grande quantidade tende a permanecer no organismo gerando aumento de peso. “A orientação é consumir em pequena quantidade ou trocar por alguma fruta mais adocicada como morango, manga e banana”.
A cafeína deve ser evitada por aumentar a insônia, que é muito frequente e incômoda na TPM. Sal também precisa ser consumido com moderação, porque nos dias que antecedem a menstruação é comum a mulher reter líquido e ficar inchada.
A bebida alcoólica também merece controle especial de dosagem. “A autoestima da mulher fica mais fragilizada durante a TPM e o álcool não deve servir como válvula de escape".
Juliana Soares Botelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário