quarta-feira, 14 de abril de 2010

Enriqueça o seu arroz do dia-a-dia e complemente a sua alimentação




Dica para complementar a alimentação saudável é enriquecer o seu arroz. Basta acrescentar ingredientes como açafrão, quinua, cenoura alho e cebola.


AÇAFRÃO


Possui propriedades antinflamatórias, antitumorais, antioxidantes e antimicrobianas. Uma pesquisa desenvolvida pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) estuda o princípio ativo do açafrão, aponta que este têm demonstrado seu potencial na prevenção e tratamento de doenças crônicas e de diferentes tipos de cânceres, entre eles, o melanona, o câncer de pele.


  
QUIINUA

quinua01
Rica em proteína. Conforme reportagem da revista Boa Forma, "Quinua: proteína em grão", a quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda têm vitaminas, sais minerais e gordura boa. A quinua tem uma combinação de proteína semelhante à do arroz e feijão juntos. A vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Ao contrário: tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.
 


ALHO


É eficaz na prevenção da hipertensão, no tratamento de diabetes, na cura da diarréia, na redução do risco de ataques cardíacos e na destruição de células cancerosas segundo mostra o Jornal da Saúde do site Saúde em Movimento no artigo "Israelense diz ter desvendado segredo das propriedades medicinais do alho."
Conforme a Wikipédia tem um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertesão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscletóricas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras infecciosas e de tratar infecções bacterianas e fúngicas.

 

CEBOLA


Como mostra na Revista Saúde na matéria "Cebola: proteje de cancêr e muito mais" conta que a cebola ajuda a prevenir vários tipos de câncer, protege contra doenças cardiovasculares e inibe a ação de fungos e bactérias.
Clicando no site da Embrapa pode-se encontrar sobre as características nutricionais e funcionais da cebola lá o autor diz que esta possui poucas calóricos (em torno de 40-50 calorias) e contém de 89 a 95% de água, além de açúcares (em torno de 6%), proteínas (1,6%), gordura (0,3%) e sais minerais (0,65%). A cebola possui diferentes minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio potássio, sódio e selênio. Destes, a contribuição da cebola em uma dieta padrão é significativa para o selênio, que é um mineral-traço essencial, ou seja, o organismo necessita dele em quantidades mínimas, tornando-se tóxico em altas doses. Deficiências de selênio geram catarata, distrofia muscular, depressão, necrose do fígado, infertilidade, doenças cardíacas e câncer. Este mineral oferece proteção contra doenças crônicas associadas ao envelhecimento, como aterosclerose (doenças das artérias coronarianas, cerebrovascular e vascular periférica), câncer, artrite, cirrose e efisema. É rica em vitaminas do complexo B, principalmente B1 e B2, e vitamina C. Estes nutrientes são importantes para o bom funcionamento do organismo.

              
Efeito   Ação
AntibacterianoInibe bactérias causadoras de cáries e de distúrbios gástricos
AntifúngicoContra fungos causadores de micose
CardiovascularReduz o teor de gordura do sangue e o risco de trombose e de  aterosclerose; estimula o coração
 AntiasmáticaAmeniza os sintomas da asma
HipoglicêmicoAuxilia no controle da diabetes
AnticancerígenoReduz o risco de desenvolver câncer de esôfago, estômago e mama
AntiinflamatórioAuxilia no combate a inflamações
 OutrosAntioxidante; desintoxicante de metais pesados
 
 
 
CENOURA
 
 
A cenoura é excelente fonte de vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina e boa fonte de cálcio e potássio como mostra na Enciclopédia da Nutrição no site da Nestlé. Cenouras são excelentes fontes de carotenoides, compostos antioxidantes que auxiliam em diversas funções do organismo. Os betacarotenos, principais compostos presentes ajudam a proteger a visão, principalmente a visão noturna, e a reduzir riscos de doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular e catarata senil. Esses compostos também reduzem riscos de doenças cardiovasculares — estudos recentes sugerem que pessoas que consomem ao menos uma porção de cenouras por dia têm 60% menos risco de sofrer um infarto do que quem não consome.
No artigo científico "Extração de β-caroteno de cenouras: uma proposta para disciplinas experimentais de química" menciona que a cenoura é um antioxidante natural. Estas são substâncias que combatem aos radicais livres, o autor traz que podem danificar DNA, proteínas, carboidratos e lipídeos. Por este motivo, os radicais estão envolvidos em diversas doenças que afetam o ser humano. Antioxidantes são substâncias capazes de reagir com os radicais livres e neutralizá-los, apresentando como efeitos benéficos o retardamento do processo de aterosclerose, a prevenção da obstrução das artérias e a redução do processo de morte celular em vários órgãos como o cérebro, rins, pulmões e pele.


Fonte:
Embrapa
Saúde em Movimento.com.br
SciELO - The Scientific Electronic Library Online
Site da Revista Boa Forma e da Revista Saúde
Site da UFSC
Nestlé
Wikipédia


Juliana Soares Botelho

Um comentário:

  1. Olá Juliana, gostei do seu blog... conheci através do orkut...

    até logo,
    Suzi

    ResponderExcluir